Lição da Escola Sabatina

Lição da Escola Sabatina
Adultos / Primários / Jardim etc

Missão G2

Missão G2
0/50

Fotogaleria

Fotogaleria
Quem e onde tudo acontece

Informativo Mundial das Missões

Informativo Mundial das Missões
Em Áudio e Vídeo

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA - ADULTOS

sexta-feira, 23 de abril de 2010




























Lição 2
3 a 10 de julho



Judeus e gentios


Lição 232010



Sábado à tarde
Ano Bíblico: Sl 106–110

Verso para Memorizar: “A lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (João 1:17).

Leituras da semana: Lv 23; Mt 19:17; At 15:1-29; Gl 1:1-12; Hb 8:6; Ap 12:17

Todos os primeiros conversos para o cristianismo eram judeus, e o Novo Testamento não dá nenhuma indicação de que lhes tenha sido pedido que abandonassem a prática da circuncisão ou ignorassem os festivais judeus. Mas, quando os gentios começaram a aceitar o cristianismo, surgiram perguntas importantes. Deveriam os gentios se submeter à circuncisão? Até que ponto deviam guardar outras leis judaicas? Finalmente, um conselho foi convocado em Jerusalém para decidir o assunto (veja At 15).

Apesar de uma decisão firme pelo conselho de não aborrecer os gentios com uma multidão de regulamentos e leis, alguns mestres continuavam a aborrecer as igrejas insistindo que se exigia dos conversos gentios à fé que guardassem essas regras e leis, inclusive a circuncisão.

De certa forma, estes assuntos existem ainda hoje, só que de forma diferente. Com que frequência, como adventistas, somos acusados de ser judaizantes ou legalistas por causa de nossa lealdade aos Dez Mandamentos (ou, em realidade, nossa lealdade ao mandamento do sábado)? Com que frequência ouvimos que agora estamos debaixo da Nova Aliança, e, portanto, que a lei (o mandamento do sábado) foi abolida?

Por outro lado, às vezes, como igreja, somos também confrontados com aqueles que gostariam de impor sobre nós regras e regulamentos do Antigo Testamento.

Consequentemente, Romanos certamente contém uma importante mensagem para nós hoje, como tinha para a igreja romana de então.



Domingo
Ano Bíblico: Sl 111–118


Superiores promessas


1. Qual é a mensagem principal de Hebreus 8:6? Como devemos entender quais são essas “superiores promessas”?

Talvez a maior diferença entre a religião do Antigo Testamento e a do Novo seja o fato de que a era do Novo Testamento foi introduzida pela vinda do Messias, Jesus de Nazaré. Ele foi enviado por Deus para ser o Salvador. Os homens não podiam ignorá-Lo e esperar ser salvos. Unicamente mediante a expiação que Ele proveu eles poderiam ter o perdão de seus pecados. Só pela atribuição de Sua vida perfeita poderiam apresentar-se diante de Deus sem condenação. Em outras palavras, a salvação foi provida pela justiça de Jesus, e nada mais.

Os santos do Antigo Testamentos esperavam ansiosamente as bênçãos da era messiânica e a promessa de salvação. Nos tempos do Novo Testamento, o povo foi confrontado com a pergunta: Iriam aceitar Jesus de Nazaré, a quem Deus enviou como o Messias, seu Salvador? Se eles cressem nEle – isto é, se O aceitassem pelo que Ele era verdadeiramente e se submetessem a Ele – seriam salvos pela justiça que Ele lhes oferecia livremente.

Enquanto isso, os requisitos morais permanecem inalterados no Novo Testamento, porque esses foram fundados no caráter de Deus e de Cristo. A obediência à lei moral de Deus é tanto parte da Nova Aliança quanto da Antiga.

2. Que diz o Novo Testamento sobre a lei moral? Mt 19:17; Ap 12:17, 14:12; Tg 2:10, 11
Ao mesmo tempo, todo o corpo de leis cerimoniais e rituais, que eram distintamente israelitas, que estavam distintamente relacionadas com a Antiga Aliança, que apontavam Jesus, Sua morte e ministério sumo-sacerdotal, foi descontinuado, e uma nova ordem foi introduzida, baseada em “superiores promessas”.

Ajudar tanto os judeus como os gentios a entender o que estava envolvido nessa transição do judaísmo para o cristianismo era um dos principais objetivos de Paulo no livro de Romanos. Essa transição tomaria um tempo considerável.

Quais são algumas de suas promessas bíblicas favoritas? Com que frequência você apela para elas? Que escolhas podem ser obstáculos para o cumprimento dessas promessas em sua vida?



Segunda
Ano Bíblico: Sl 119


Leis e regulamentos judaicos


3. À medida que o tempo permitir, folheie rapidamente o livro de Levítico. (Veja, por exemplo, Levítico 12, 16, 23.) Que pensamentos vêm à sua mente ao ler todas essas regras, regulamentos e cerimônias? Por que seria impossível seguir muitas dessas cerimônias nos tempos do Novo Testamento? 
É conveniente classificar as leis do Antigo Testamento em várias categorias: (1) lei moral, (2) lei cerimonial, (3) direito civil, (4) estatutos e juízos e (5) leis de saúde.

Em parte, essa classificação é artificial. Na realidade, algumas dessas categorias estão relacionadas, e existe considerável sobreposição. Os antigos não as viam como separadas e distintas.

A lei moral está resumida nos Dez Mandamentos (Êx 20:1-17). Essa lei resume os requisitos morais da humanidade. Esses dez preceitos são ampliados e aplicados em vários estatutos e juízos ao longo dos primeiros cinco livros da Bíblia. Essas amplificações mostram o que significava guardar a lei de Deus em várias situações. As leis civis não deixam de estar relacionadas. Elas também estão baseadas na lei moral. Definem o relacionamento de um cidadão com as autoridades civis e com seus concidadãos. Determinam as penalidades para várias infrações.

A lei cerimonial regulava o cerimonial do santuário, descrevendo as várias ofertas e as responsabilidades do cidadão individual. Os dias de festas são especificados; e sua observância, definida.

As leis de saúde se sobrepõem a outras leis. As várias leis quanto à impureza definem a impureza cerimonial, e ainda vão além dessas para incluir os princípios higiênicos e de saúde. As leis a respeito das carnes limpas e impuras são baseadas em considerações físicas.

Embora os israelitas em geral provavelmente considerassem essas leis como um todo, tendo vindo do mesmo Deus, em sua mente devia haver certas distinções. Os Dez Mandamentos haviam sido pronunciados diretamente por Deus para o povo. Esse fato os faria considerá-los especialmente importantes. As outras leis foram repetidas por Moisés. O ritual do santuário só poderia ser mantido enquanto houvesse um santuário em operação.

Os direitos civis, pelo menos em grande parte, não mais poderiam ser impostos depois que os judeus perderam a independência e caíram sob o controle civil de outra nação. Muitos dos preceitos cerimoniais não mais podiam ser observados depois que o templo foi destruído. Igualmente, depois que o Messias veio ao mundo, muitos dos tipos encontraram seu antítipo e não mais tinham validade.



Terça
Ano Bíblico: Sl 120–134


“Que devo fazer para ser salvo?”


4. Qual era um dos principais motivos de dissensão na igreja primitiva? At 15:1. Por que alguns criam que esse ritual não se aplicava só à nação judaica? Veja Gn 17:10. 
Enquanto os apóstolos se uniam aos ministros e leigos em Antioquia no esforço sério de conquistar muitas pessoas para Cristo, certos crentes judeus da Judeia, “da seita dos fariseus” conseguiram introduzir uma questão que logo levou a uma ampla controvérsia na igreja e trouxe consternação aos crentes gentios. Com grande convicção, esses mestres afirmavam que, a fim de ser salva, a pessoa precisava ser circuncidada e guardar toda a lei cerimonial. Os judeus, afinal, sempre se haviam orgulhado de seus cultos divinamente designados, e muitos daqueles que haviam sido convertidos para a fé de Cristo ainda sentiam que, por ter Deus, no passado, esboçado claramente a maneira hebreia de adoração, era improvável que Ele autorizasse uma mudança em algumas de suas especificações. Eles insistiam em que as leis e cerimônias judaicas deviam ser incorporadas aos ritos da religião cristã. Demoraram a discernir que todas as ofertas sacrificais nada mais prefiguravam que a morte do Filho de Deus, na qual o tipo encontrou o antítipo, e que, depois disso, os ritos e cerimônias da dispensação mosaica não mais eram obrigatórios.

5. Como essa disputa foi resolvida? At 15:2-12 
“Embora buscando de Deus a guia direta, [Paulo] estava sempre pronto a reconhecer a autoridade contida no corpo de crentes unidos em comunhão da igreja. Sentia a necessidade de aconselhar-se; e quando surgiam assuntos de importância, alegrava-se em poder apresentá-los perante a igreja, e em unir-se com os irmãos para buscar de Deus sabedoria para fazer decisões acertadas” (Ellen G. White,Atos dos Apóstolos, p. 200).

É interessante que Paulo, que falava frequentemente sobre seu chamado profético e como Jesus o chamara e lhe dera sua missão, estava plenamente disposto a trabalhar com o corpo maior da igreja. Isto é, qualquer que fosse seu chamado, ele percebia que era parte da igreja como um todo, e que precisava trabalhar com ela tanto quanto possível.



Quarta
Ano Bíblico: Sl 135–139

“Não impor maior encargo”


6. Qual foi a decisão do conselho, e qual foi seu raciocínio? At 15:5-29
A decisão foi contra a opinião dos judaizantes. Estes insistiam que os conversos gentios precisavam ser circuncidados e guardar toda a lei cerimonial, e que “as leis e cerimônias judaicas deviam ser incorporadas aos ritos da religião cristã” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 189).

É interessante notar no verso 10 como Pedro descreveu essas antigas leis como um “jugo” que nem eles podiam suportar. Será que o Senhor, que havia instituído essas leis, desejava torná-las um jugo sobre Seu povo? Dificilmente! Ao contrário, ao longo dos anos, em suas tradições orais, alguns dos líderes haviam tornado em fardos muitas das leis que se pretendia que fossem bênçãos. O Concílio procurou poupar os gentios desses fardos.

Note, também, que não havia nenhuma menção nem pergunta dos gentios quanto à necessidade de obedecer aos Dez Mandamentos. Afinal, podemos imaginar o Concílio dizendo-lhes que não comessem sangue, mas que era aceitável ignorar os mandamentos contra o adultério, o assassinato e coisas semelhantes?

7. Que regras foram colocadas sobre os crentes gentios (At 15:20, 29), e por que especificamente essas?
Embora os cristãos judeus não devessem impor suas regras e tradições sobre os gentios, o conselho quis certificar-se de que os gentios não fizessem coisas que teriam sido consideradas ofensivas para os judeus que estavam unidos a eles em Jesus. Portanto, os apóstolos e anciãos concordaram em instruir os gentios por carta sobre a necessidade de se privar das carnes oferecidas aos ídolos, das relações sexuais ilícitas, das carnes sufocadas e do sangue. Alguns dizem que, por não ter sido especificamente mencionada, a guarda do sábado não deve ter sido aplicável aos gentios (evidentemente, os mandamentos contra a mentira e o assassinato também não foram mencionados especificamente, de forma que o argumento não significa nada).

Será que podemos, de certo modo, estar colocando sobre as pessoas fardos desnecessários mas que são mais tradições que mandamentos divinos? Dê exemplos. Leve seus pensamentos para a classe no sábado.




Quinta
Ano Bíblico: Sl 140–144

A heresia dos gálatas


Por mais claro que tenha sido o conselho, houve aqueles que procuraram seu próprio caminho e que continuaram a defender que os gentios deviam, sim, guardar as tradições e leis judaicas. Para Paulo, este se tornou um assunto muito sério; isto é, não se tratava de discutir sobre questões insignificantes da fé. Essa era uma negação do evangelho de Cristo em si.

8. Que importância deu Paulo ao assunto que enfrentou na Galácia? O que isso deve nos dizer sobre sua aplicação hoje? Gl 1:1-12 
Como já foi afirmado antes, foi a situação na Galácia que, em grande parte, motivou o conteúdo da carta a Roma. Na epístola aos Romanos, Paulo desenvolveu mais detalhadamente o tema da epístola aos Gálatas. Os judaizantes estavam afirmando que a lei que Deus lhes havia dado por Moisés era importante e devia ser observada pelos conversos gentios. Paulo estava tentando mostrar seu verdadeiro lugar e função. Não queria que essas pessoas conquistassem uma posição impositora em Roma como haviam feito na Galácia.

É uma simplificação exagerada perguntar se em Gálatas e Romanos Paulo está falando de leis cerimoniais ou morais. Historicamente, o argumento era se devia ou não ser exigido dos conversos gentios que fossem circuncidados e guardassem a lei de Moisés. O concílio de Jerusalém já se havia pronunciado sobre essa questão, mas alguns se recusavam a seguir sua decisão.

Alguns leem na carta de Paulo aos Gálatas e a evidência de Romanos que a lei moral, os Dez Mandamentos (ou, em verdade, só o quarto mandamento), não mais é aplicável aos cristãos. Mas eles estão perdendo o ponto principal das cartas, perdendo o contexto e as questões históricas de que Paulo estava tratando. Como veremos, Paulo enfatizou que a salvação é pela fé somente, e não pela guarda da lei, até mesmo a lei moral – mais isso não é o mesmo que dizer que a lei moral não deve ser guardada. A obediência aos Dez Mandamentos nunca esteve em questão; os que fazem isso estão lendo nos textos uma questão contemporânea, com a qual Paulo não estava lidando.

Como você responde aos que alegam que o sábado não mais é aplicável aos cristãos? Como você pode mostrar a verdade do sábado de modo que não comprometa a integridade do evangelho?



Sexta
Ano Bíblico: Sl 145–150


Estudo adicional


Leia Ellen G. White: Atos dos Apóstolos, p. 188-192; 194-197: “Judeus e Gentios”; p. 383-388: “Apostasia na Galácia”; Patriarcas e Profetas, p. 310-312: “A Lei Dada a Israel”; p. 370-373: “A Lei e as Alianças; O Desejado de Todas as Nações, p. 27-30: “O Povo Escolhido”.

Mas, se o concerto abraâmico tinha a promessa da redenção, por que se formou outro concerto no Sinai? – Em seu cativeiro, o povo em grande parte perdera o conhecimento de Deus e os princípios do concerto abraâmico. ...

“O povo não compreendia a pecaminosidade de seu coração e que, sem Cristo, lhe era impossível guardar a lei de Deus; e prontamente entrou em concerto com Deus” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 371, 372).

“Através da influência de falsos ensinadores que se tinham levantado entre os crentes em Jerusalém, a divisão, heresia e sensualismo estavam rapidamente ganhando terreno entre os crentes na Galácia. Esses falsos ensinadores estavam misturando tradições judaicas com as verdades do evangelho. Desconsiderando a decisão do concílio geral de Jerusalém, impuseram aos crentes gentios a observância da lei cerimonial” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 383).

Pergunta para consideração

Examine cuidadosamente em classe sua resposta à pergunta final de quarta-feira. Como sua igreja local ou você em sua própria casa podem estar impondo sobre os outros (ou sobre você mesmo) fardos desnecessários? Como podemos reconhecer se estamos realmente fazendo essas coisas? Ou podemos estar em perigo de ir longe demais no outro sentido? Isto é, como podemos reconhecer se nos tornamos demasiado negligentes em nosso estilo de vida e padrões a ponto de nossa vida não refletir o elevado chamado que temos em Cristo?


Lições da Escola Sabatina

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O BLOG MISSÃO G2 conseguiu o que nenhum site/blog na internet conseguiu.

Temos quase todas as lições disponíveis para visualização e download.
Em breve, todas.

Aproveite, deixe um comentário e que Deus te abençoe.


LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA DOS ADULTOS - Clique aqui

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA DO JARDIM DE INFÂNCIA - Clique aqui

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA DOS PRIMÁRIOS - Clique aqui

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA DOS JUVENIS - Clique aqui

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA DOS PRIMÁRIOS







Mais uma vez, o primeiro na internet a liberar a lição da Escola Sabatina dos Primários on-line.
 Lição Primários - 2o trim 2010



LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA DOS PRIMÁRIOS - 2.º Trimestre / 2010.
Faça a sua assinatura em www.cpb.com.br
Aproveite este post e busque uma comunhão com Deus. Orem por mim e este trabalho.
A lição é antiga mas, é a mesma de 2010, com todos os textos nos lugares certos, é que as lições até os juvenis se repetem.
Por isso não se apeguem as datas, só as semanas.

A LIÇÃO 13 trata de fazer o bem a todos e da separação que Jesus irá fazer


A LIÇÃO 12 fala sobre uma história que eu sempre tentem imaginar e nunca fez muito sentido na minha cabeça, mas outros dias eu vi um desenhinho que explicou legal, espero que vocês curtam...



A LIÇÃO 11 fala de uma das mais conhecidas histórias, o Filho Pródigo (O que é pródigo?)


A LIÇÃO 10 faz uma pergunta, você sabe responder?


A LIÇÃO 9 traz no tema "Escolha certa" e conta  a história de uma criança que fez a escolha certa... leia abaixo

A LIÇÃO 8 ficou faltando a capa, desculpe-me


A LIÇÃO 7 é muito conhecida entre as crianças




A LIÇÃO 6 conta sobre o "primeiro Lugar" que devemos estar. Alguém sabe? Procure na história.



A LIÇÃO 5 fala de um "Presente especial de Deus". Qual será? Lei a a história.


A LIÇÃO 4 retrata uma história muito conhecida ente os adventistas, sobre um cara que morreu no meio de uma pregação de Paulo, e Paulo fez... leia abaixo.




Segue abaixo a LIÇÃO 3 que fala sobre o Deus desconhecido, aquela história que aconteceu em Atenas, eram tantos Deus que... leia a história abaixo.






LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA DOS JUVENIS

 Lição Juvenis 2o trim 2010
Mais uma vez, o primeiro na internet a liberar a lição dos Juvenis on-line.

Aproveite este post e busque uma comunhão com Deus. Orem por mim e este trabalho.

Lição da Escola Sabatina dos Juvenis - 2.º Trimestre / 2010.
A lição é antiga mas, é a mesma de 2010, com todos os textos nos lugares certos, é que as lições até os juvenis se repetem. Pelo menos foi o que disse a minha direção infantil lá da igreja.
Portanto não se apeguem as datas.

Todas semana estarei disponibilizando a próxima.
Adquira a sua em www.cpb.com.br







A LIÇÃO 13 sumiu a capa e uns dia de dentro. desculpe-me.


A LIÇÃO 12 fala sobre segredos. Você sabe guardar segredo? Esse não é pra guardar, é pra contar pra todo mundo.


A LIÇÃO 11 fala de um negócio que os discípulos demoraram a entender. E você vai entender?

A LIÇÃO 10 fala sobre Nicodemos, ou apenas Nico para os íntimos. Entre os jovens a gente costuma dizer que quando vai fazer algo de madrugada o nome é "Projeto Nicodemos", leia abaixo...


A LIÇÃO 9 mostra-nos algo diferente. Muitas vezes pedimos coisas a Jesus, mas dessa vez Ele faz um pedido especial a nós, veja qual é abaixo...




A LIÇÃO 8 fala sobre uma coisa que Deus faz demais... e pede para nós fazermos também


A LIÇÃO 7 trata como se consagrar a Deus



Na LIÇÃO 6 é dada a ordem da "Construção do templo". Quem irá se arriscar  a cumprir essa ordem e quem não cumprirá. Leia como foi abaixo.



Na LIÇÃO 5 imaginamos uma família em "Viagem a Jerusalém" que há tanto tempo....Leia mais abaixo.


Segue abaixo a LIÇÃO 4  que tem como título ELE ESTÁ VIVO e fala sobre a Ressurreição de Cristo, o seu encontro com... Leia a história a seguir.





Segue abaixo a LIÇÃO 3 que fala sobre o Amor até o fim que Cristo teve por nós na cruz e tem até hoje.









 

2009 ·G2 by TNB